terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Adélia Prado (ou Por falar em Poetas - 3)

 Aniversário de Adélia Prado, poeta mineira nascida em 1935, autora do excelente texto sobre o casamento, postado aqui no Chá Filosófico.

Releituras.com
"Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo.  Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou. "
                    (Com licença poética)
 
 A visão da poeta por outro poeta:

"Adélia é lírica, bíblica, existencial, 
faz poesia como faz bom tempo: 
esta é a lei, não dos homens, 
mas de Deus. 
Adélia é fogo, 
fogo de Deus em Divinópolis". 

(Carlos Drummond)

Nenhum comentário:

Postar um comentário