sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Considerações de Fim de Ano

O Talmud, livros que contêm a tradição oral, as leis, ética, costumes e história dos judeus, equivalente aos Livros dos Santos Padres (Encíclicas) para os católicos, e equivalente à Suna para os muçulmanos, nos diz que: "Não vemos as coisas apenas como são, mas, também, como nós somos".

Como em todo final de ano, há uma tendência de avaliar a extensão do ano que passou, não como absoluto, mas com uma relatividade do tempo com a idade de quem o avalia. Explico: um ano para um recém-nascido ou um bebezinho de apenas um ano, significa 100 por cento do tempo vivido; para uma criança de 10 anos, já representa 10 por cento de sua idade. Um jovem de 20 anos avaliará o ano como sendo muito tempo para passar. Tal avaliação, se efetuada por um ancião de 80 ou 90 anos, será algo bem próximo de 1 centésimo. Ora, que período brevíssimo, meu caro jovem!

Fritjof Capra diz que o "universo não é uma coleção de objetos físicos, mas, uma complexa teia de relações entre diferentes partes de um todo". A conclusão é que a soma das partes não é nunca igual à medida do todo. Nas relações entre as parte existem as iterações com medidas impossíveis de serem avaliadas.

Estas iterações dependem das pontes construídas entre as partes. O que nos faz lembrar a música do grande Lenine, A Ponte, com uma metáfora incrível em que é possível sair da ilha, da caverna, da alienação. "... a ponte é até onde vai o seu pensamento."

Uma incrível ponte é citada por Leonardo Boff, na midraxe-hagadá (ampliação das verdades bíblicas), A Águia e a Galinha, nos leva a pensar sobre a natureza 'águia' de todos os que acham que nasceram 'galinhas de terreiro'. Isto é, apesar dos obstáculos encontrados no dia-a-dia, o ser humano pode encontrar entusiamos na busca da superação, apesar do lugar social, do local onde se encontra.

" A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam! "

FELIZ ANO NOVO, de saúde, paz, alegria e de Sabedoria, para todos.

Um comentário:

  1. Um excelente Ano Novo para você e família, que as suas metas possam todas ser alcançadas. Um abraço.

    ResponderExcluir