quinta-feira, 19 de junho de 2008

Excesso de opções dificulta raciocínio


Quem já não se viu angustiado diante do grande número de opções, como cor, modelo e acessórios, de um mesmo produto? Tantas possibilidades acabam sobrecarregando nossos circuitos cognitivos, e o resultado é a falta de concentração para realizar tarefas que exigem raciocínio. Essa é a conclusão de um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, assinado por pesquisadores de quatro universidades americanas.
Participaram do estudo cerca de 350 voluntários que tiveram de fazer uma série de escolhas em três ambientes diferentes: um shopping center, uma sala de aula e o laboratório. Depois, todos tiveram de resolver problemas de aritmética. Quanto maior o número de opções oferecidas, pior o resultado nos testes.

Os participantes do grupo-controle obtiveram desempenho significativamente maior que o de seus colegas confusos com tantas decisões. Nestes, até as escolhas prazerosas, como selecionar presentes para si mesmos, tiveram impacto negativo sobre o exercício do raciocínio. Segundo os autores, o excesso do escolhas consome recursos cognitivos importantes.

Veja o texto do blog aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário